Com certa frequência nos deparamos com cenários em que precisamos consultar todas as dependências de um campo, seja para uma investigação de algum erro que estamos conduzindo, seja para remover aquele campo sem maiores impactos.
Diante dessa necessidade, temos a possibilidade utilizar o recurso nativo do Dynamics 365/Power Apps que nos mostra as dependências de um campo:
Esse caminho é conhecido da grande maioria dos desenvedores Dynamics 365/Power Apps, mas neste post gostaria de apresentar um outro caminho que tende a ser mais eficiente quando desejamos visualizar apenas fluxos do Power Automate que fazem uso de um dado campo.
A solução consiste em utilizar a URL Web API concatenada à seguinte query: workflows?$select=name&$filter=contains(clientdata, ‘<fieldname>’). Assim, supondo que a Org Name de seu ambiente seja ‘teste123’ e o ambiente esteja hospedado na América do Sul (crm2), a URL final ficaria assim:
https://teste123.crm2.dynamics.com/api/data/v9.1/workflows?$select=name&$filter=contains(clientdata, ‘<NOME_DO_CAMPO>’)
Agora, para definir o campo a ser filtrado, basta subsituir o trecho ‘NOME_DO_CAMPO’ pelo nome lógico do campo que deseja buscar:
https://teste123.crm2.dynamics.com/api/data/v9.1/workflows?$select=name&$filter=contains(clientdata, ‘new_teste’)
O resultado será algo parecido com isso:
Na lista dos resultados, você verá todos os fluxos (nome e id) que fazem uso do campo fornecido. Um ponto de atenção, porém, é que caso o nome lógico fornecido seja utilizado em mais de uma tabela, os resultados incluirão todas as ocorrências, então esteja atendo a esse detalhe.
Abs e até a próxima 😉
Deixe um comentário